Inbound Marketing: Como ter resultados verdadeiros e mensuráveis com marketing digital!

February 8, 2018

Já conversamos em outro post aqui no blog sobre como a tecnologia tem avançado e como isso afetou o marketing e crescimento das marcas. Vimos que além de estar presente nos principais resultados de pesquisa a sua empresa precisa investir no relacionamento com o cliente, e nesse post vamos nos aprofundar um pouco mais nesse tópico!

 

 

 

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma forma de atrair novos clientes e criar valor para o seu negócio, ao invés do modo tradicional de empurrar produtos e relacionar-se com o cliente apenas com o intuito de vender. Com essa antiga estratégia fica difícil ser relevante num mercado tão competitivo.

 

Com o marketing de atração, seu site deixará de ser apenas um endereço com fotos e informações da empresa, e passa a se tornar um canal de comunicação para atrair e educar seu Lead (possível cliente), fazendo com que ele progrida na jornada de compra até se tornar um cliente. A jornada de compra possui 5 etapas: atração, conversão, relacionamento, venda e análise.

 

Podemos unir a jornada de compra ao funil de vendas para melhor compreensão. A primeira etapa consiste em atrair visitantes para o seu site. Para atingir o público que tem interesse no seu produto desde essa etapa é importante criar uma ou mais personas, os personagens fictícios que representam seu cliente ideal (público alvo). Baseando-se nessas personas você vai criar conteúdos relevantes e que despertam interesse nelas, como posts no blog que tragam soluções para os problemas que enfrentam.

 

Depois de atrair esses visitantes, você precisa transformá-los em Leads, potenciais clientes. A etapa de conversão consiste em captar o contato dos visitantes através de Landing Pages que oferecem alguma ferramenta, eBooks, planilhas e até mesmo descontos que sejam relevantes para eles.

 

O terceiro passo é se relacionar com esses Leads. Através das mídias sociais ou Email Marketing você pode continuar oferecendo conteúdos focados na solução que sua empresa traz aos problemas dos Leads. Dessa forma, com o avanço do interesse dos Leads nos seus conteúdos, eles se transformam em oportunidades.

 

Depois de criar um relacionamento maduro e analisar o comportamento do Lead em relação aos seus conteúdos, é hora de abordá-lo para a venda. Com a estratégia do Inbound Marketing o número de visitantes se afunila até essa oportunidade de venda, fazendo com que esse grupo seja mais seleto e que você saiba que, com certeza, ele está interessado no seu produto.

 

Após a venda, e ainda assim muito importante, você deve analisar os dados de todo esse processo de compra e fazer adaptações para novos visitantes, otimizando os investimentos para trazer cada vez mais resultados.

 

Adotar o Inbound Marketing como estratégia exige planejamento, dedicação e sabedoria. E pra te ajudar a ir um pouco além e dar o primeiro passo para alavancar o crescimento do seu negócio, disponibilizamos um eBook gratuito com mais detalhes de como utilizar essa estratégia a favor da sua empresa!

 

 


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Marketing e inovação: o que precisamos entender

January 24, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square