Marketing de Conteúdo para Construção Civil

January 17, 2019

“Quando as proposições de valor do produto não são atraentes, nem uma campanha de marca inteligente e um orçamento enorme poderão ajudar”. Como bem afirma Philip Kotler (Marketing 4.0), não é apenas o orçamento que define o sucesso de uma campanha, o conteúdo é primordial nessa questão.

 

Durante muito tempo, a produção de conteúdo na internet apenas espelhava o que era feito no mundo offline, reproduzindo as mesmas imagens, textos e personas. Com o passar dos anos e o crescente envolvimento dos clientes com as empresas de forma online, esse cenário se modificou e hoje é necessário manter uma estratégia de conteúdo para continuar sendo atraente.

 

O marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na produção e distribuição de conteúdos relevantes para os consumidores do seu nicho para fazer com que, futuramente, não somente respeitem sua marca como autoridade no mercado, mas se tornem clientes. Ele pode ser aplicado através de posts nas redes sociais, artigos, eBooks, infográficos e outras ferramentas do marketing digital.

 

Mas por que fazer marketing de conteúdo? Sua empresa pode traçar objetivos e alinhar uma estratégia para alcançá-los, mas os principais são: aumentar a visibilidade da marca, interação com o consumidor, nutrir a sua base de leads, reduzir o custo de aquisição de clientes e ganhar fãs que recomendam a sua marca.

 

Um bom case de marketing de conteúdo é o da imobiliária Casa Mineira Imóveis, a maior imobiliário de Belo Horizonte:

 

 Post no Instagram da Casa Mineira - @casamineiraimoveis

 

 

Nesse post, a imobiliária abordou um assunto muito pertinente para seus seguidores, o valor do IPTU, exatamente na época em que eles recebem os carnês para realizar o pagamento. Tema certo na data certa. O post ainda direciona o leitor ao blog da Casa Mineira para que tenha acesso às informações completas sobre como verificar o valor do IPTU.

 

Ou seja, marketing de conteúdo não é sobre o que a sua empresa faz, mas sobre o que os clientes precisam.

 

Para alcançar resultados reais com o marketing de conteúdo no mercado da construção civil, é necessário ter respostas para as seguintes perguntas:

 

  1. O que você quer atingir com sua campanha de marketing de conteúdo?

  2. Quem são seus consumidores e quais são os problemas e os desejos deles?

  3. Qual é o tema geral do conteúdo e o plano de conteúdo?

  4. Quem cria o conteúdo e quando?

  5. Em quais canais serão distribuídos os conteúdos? (Ex: blog, Facebook)

  6. Como você planeja alavancar os itens de conteúdo e interagir com os consumidores?

 

Um plano de metas, mapeamento do público ideal, planejamento e criação do conteúdo é essencial para a estratégia dar certo. Após a aplicação de todas essas etapas você poderá avaliar se a campanha é bem-sucedida e como ela pode ser melhorada, de acordo com as metas almejadas, e fazer os ajustes necessários.

 

Todos os planos devem estar muito bem alinhados para atingir o público certo com o conteúdo planejado, e talvez aí esteja a maior falha das empresas. Como dito antes, os conteúdos não podem apenas ser replicados do offline para o online, pois o comportamento dos consumidores em cada canal é diferente, e se eles não acharem os conteúdos produzidos atraentes e relevantes, não perderão tempo consumindo a eles.

 

O conteúdo deve sempre ser original, autêntico e pode até mesmo utilizar fontes externas para usar dados relevantes. Para o mercado da construção civil, o conteúdo é muito mais específico, mas sempre há uma saída para não ser repetitivo. Por exemplo: construtoras e imobiliárias tendem a explorar somente fotos dos imóveis, oferecendo oportunidades de compra e listando as características dos mesmos. O conteúdo pode ir muito além! Para se diferenciar da concorrência, as construtoras podem produzir conteúdo sobre o estágio da obra de um empreendimento, mostrando os avanços, a justificativa do uso de um material de alta qualidade, envolvendo o consumidor em uma história, e isso pode ser distribuído em formatos diferentes para canais diferentes, como um eBook, um blogpost ou um post nas redes sociais.

 

Para escritórios de arquitetura, muito mais do que postar fotos de ambientes perfeitos ou projetos em 3D, o conteúdo também pode explorar o tipo de material escolhido para tal ambiente, a importância da localização de um móvel de acordo com a localização da janela do ambiente, e outras informações que somente um escritório de arquitetura pode falar com autoridade.

 

O grande diferencial é: oferecer conteúdo original e de qualidade aos consumidores, ao mesmo tempo em que a empresa conta mais sobre si mesma.

 

Além disso, o conteúdo deve conter soluções para os problemas e desejos da vida pessoal do consumidor. Como o produto da sua empresa de engenharia pode ser útil a ele? Explore o conteúdo de forma que o consumidor saiba que a sua empresa não quer apenas vender um produto, entregar uma solução.

 

Então utilizar a internet para oferecer produtos de forma direta está errado? Não. Isso chamamos de anúncio, que é um tipo de conteúdo. Podemos relacionar o anúncio a um folder de supermercados, com o nome do produto, peso e preço, informações básicas e diretas. Já o conteúdo deve ser algo mais relevante ao consumidor, mas também fortemente associado à marca.

 

Quer saber mais como o marketing de conteúdo pode tornar sua empresa mais relevante no mundo virtual? Fale conosco! Clique aqui para enviar um e-mail ou aqui para conversarmos no WhatsApp.

 

Bônus: Já que você chegou até aqui, queremos te presentear com um material gratuito sobre como inserir o marketing digital no processo de vendas da sua empresa. Acesse e faça o download gratuito.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Marketing e inovação: o que precisamos entender

January 24, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square